Zontes anuncia (na Europa), aventureiras de 500 cc

Publicado na Revista Motociclismo/PT em 20/12/23

comentário: Nilson Silva

Muitas marcas chinesas apresentaram as suas inovações, e a Zontes é apenas uma das muitas que estão tentando fazer sucesso no mercado global.

O mais recente lançamento da Zontes procura atingir o segmento de média cilindrada altamente lucrativo para principiantes na Europa. Os modelos desta categoria têm normalmente motores com cilindrada entre 300 e 500 cc, sendo que a nova 500 T assume a forma de uma moto de aventura. Com chegada prevista ao mercado em 2024, a Zontes 500 T será oferecida em duas versões – uma com rodas de liga para uma condução mais focada na estrada e outra com rodas raiadas para um melhor desempenho fora de estrada.

No coração da Zontes 500T está um motor monocilíndrico de 498cc, arrefecido a líquido e com injeção

de combustível. Com uma potência de 51 cv, e 50 Nm de torque, a moto é ligeiramente mais potente do que as suas homólogas equipadas com motores bicilíndricos de cilindrada semelhante. No entanto, dada a sua configuração monocilíndrica, é de esperar uma quantidade substancial de vibrações deste motor. De acordo com a Zontes, a 500 T tem uma velocidade máxima de 180 km/h.

No que diz respeito ao estilo, a Zontes não reescreveu o livro de regras de forma alguma. A 500 T segue a fórmula padrão das motos de aventura, com uma carenagem angular, um para-brisas alto e barras de proteção laterais para proteger o motor e a carenagem em caso de queda. Há também um nariz na dianteira, que acentua o seu design inspirado no off Road. A 500 T tem rodas dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 17 polegadas com pneus de dual sport, enquanto a versão para estrada tem rodas de 17 polegadas à frente e atrás. A suspensão é composta por um garfo dianteira invertido e um monoamortecedor montado a meio, enquanto os freios são assegurados por discos duplos à frente e um único disco atrás.

Até ao momento, a Zontes ainda não anunciou o preço e a disponibilidade da nova 500 T. É provável que chegue ao mercado europeu em 2024, uma vez que a marca tem uma rede de distribuição estabelecida em países como França, Alemanha e Itália. Tal como acontece com a maioria das motos de fabricção chinesa, é de esperar que a 500 T tenha um preço atrativo, com uma margem substancial sobre as suas rivais japonesas e europeias.

Não há ainda expectativa destas motos virem para o Brasil. A Zontes não chegou bem ao Brasil com a sua linha de 310cc. Começou a operar no mercado brasileiro em março, com 24 motos vendidas, chegou a 219 em maio e em novembro vendeu  27 unidades, totalizando 690 motocicletas em 2023. Muito pouco, se considerar que usa a capilaridade da rede Suzuki. Alguma coisa não está dando certo na operação da marca por aqui.

Hot this week

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.

Topics

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.

Ramiro Gandola lidera treinos livres do MOTO1000GP em Goiânia

Foram realizadas três sessões de treinos livres de cada...

Atividades de pista do MOTO1000GP em Goiânia começam nesta sexta-feira (12)

Serão sete corridas entre sábado (13) e domingo (14)...
spot_img

Related Articles

Popular Categories