Honda VFR 1200X Crosstourer: Conforto e alta tecnologia

Nova categoria Big On Off Road promete atrair motociclistas que buscam potência, segurança e versatilidade. (veja ficha técnica  abaixo do texto)
Fonte: Moto Honda da Amazônia.

O modelo chega ao Brasil para atrair os motociclistas que buscam uma motocicleta versátil e de pilotagem prazerosa. A VRF 1200X Crosstourer combina tecnologia e design inovador. Representante da categoria “Big On Off Touring”, é ideal para quem busca uma motocicleta para uso misto ou trajetos de longa distância com grande desempenho e segurança.
Outro grande diferencial é o sistema de transmissão eletrônica de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), oferecendo condução por controle manual ou totalmente automático. É equipada ainda com o inovador sistema de controle de tração que, aliado com os freios C-ABS, permitem uma pilotagem segura em qualquer terreno.

Esses e outros detalhes, juntamente com o design imponente e sofisticado, resultaram em uma motocicleta que representa um grande avanço para o futuro do motociclismo, e supera as expectativas dos 
consumidores. A VFR 1200X Crosstourer entra para o line-up dos modelos de conceito Honda Dream, que abrangem motocicletas acima de 450 cc.
O painel de instrumentos combina tecnologia, sofisticação e funcionalidade. Posicionado na linha de visão do piloto, o velocímetro é totalmente digital em tela de LCD. Dos lados estão os indicadores de combustível e da temperatura do motor. O painel conta ainda com informações sobre rotação do motor, hodômetro, consumo de combustível (instantâneo e médio), relógio e utilização do sistema de dupla embreagem.
Um dos pontos de destaque do novo modelo é a posição de pilotagem. Desenvolvida tanto para as cidades quanto para terrenos irregulares, o assento de 850 mm de altura garante o conforto do motociclista. Além disso, conta com pedaleiras diferenciadas, permitindo um bom apoio dos pés e deixando a viagem muito mais prazerosa.

A VFR 1200X Crosstourer é equipada com o motor V4, quatro tempos, arrefecido a líquido, com 1.236,7 cm3, e configuração diferenciada para modelos com vocação estradeira. Por ser estreito e compacto, contribui para a centralização de massas, oferecendo excelente maneabilidade.
Desenvolve potência máxima de 129,2 cv a 7.750 rpm, e torque de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm. O propulsor foi desenvolvido para entregar potência em baixa e média rotação, além de ter excelente torque.

Além disso, recebe a tecnologia UNICAM, que utiliza apenas um comando de válvula por cabeçote, ao invés de dois. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancis roletados, objetivando compactação e redução de peso do motor.
O modelo é alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que contribui para a redução do consumo de combustível em todas as situações de uso.

A VFR 1200X Crosstourer conta ainda com o compacto e avançado sistema de Transmissão Eletrônica de Dupla Embreagem, oferecendo o mesmo prazer de uma condução de uma transmissão manual, mas com a conveniência de uma caixa automática.
Sua configuração utiliza embreagens independentes para mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e outra para mudanças pares (2ª, 4ª e 6ª). Para realizar as mudanças, as embreagens trabalham alternadamente. Por exemplo, ao mudar da 1ª para 2ª marcha, o módulo de controle detecta o pedido de engrenar uma mudança mais alta e engrena a 2ª. Em seguida, libera a embreagem da 1ª e engrena a embreagem da 2ª, para realizar mudanças ininterruptas. Esta transição rápida permite realizar mudanças extremamente suaves e eficientes.

Para atender às necessidades do motociclista em qualquer condição e situação, a transmissão possui três modos de funcionamento: dois totalmente automáticos (o “D” para uma condução descontraída e econômica, e o “S” para uma pilotagem esportiva) e um modo de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.
No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. O condutor pode escolher entre o modo “D” (maior economia) ou o modo “S” (maior esportividade).

Já no modo manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos “+” e “–”. Em todos os modos de funcionamento, o sistema de transmissão de dupla embreagem oferece mudanças rápidas e suaves, com aceleração ininterrupta, uma vez que a força motriz é contínua.
Já as suspensões de longo curso foram concebidas para dar desempenho em qualquer superfície. A parte dianteira é garfo telescópico de 165 mm de curso, e oferece controle, direção precisa e estável. A traseira é tipo Pro-Link com 146 mm de curso, e garante um comportamento eficaz e confiável nos mais variados tipos de terreno. Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira contam com regulagem de pré-carga.

Equipada com um conjunto de freios encontrados nos modelos superesportivos, a VFR 1200X Crosstourer dispõe de disco duplo de 310 mm na dianteira, e na traseira, disco simples de 276 mm. Combinado com o moderno sistema Combined ABS (C-ABS), o conjunto garante equilíbrio de frenagem entre a dianteira e a traseira, e contribui para a pilotagem dentro de grandes centros urbanos ou estradas.

Além disso, a motocicleta recebe o sistema de controle de tração (TCS).
A tecnologia aplicada permite monitorar a velocidade da roda traseira e, ao pilotar em situações adversas ou quando houver uma frenagem brusca, evita a perda do controle da moto. Se o sistema detectar que a roda está “patinando”, a potência do motor é reduzida, mas mantendo a tração. Em determinadas condições, o condutor pode desativar a tecnologia.

Para reforçar ainda mais o estilo aventureiro, a VFR 1200X Crosstourer é equipada com rodas raiadas de 19’’ na frente, e 17’’ na traseira, além de pneus de uso misto sem câmera, graças à fixação dos raios ao aro pelas bordas. Na dianteira, tem configuração de 110/80. E na traseira utiliza pneu 150/70.
                             
                           FICHA TÉCNICA HONDA VRF 1200X 

Categoria
Big On Off Road
Motor
1.236,7 cc, OHC, quatro cilindros, 4
tempos, refrigeração líquida
Potência máxima
129,2 cv a 7.750 rpm
Torque
máximo
12,8 kgf.m a 6.500 rpm
Sistema
de alimentação
Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação
de compressão
12,0 : 1
Transmissão
6 velocidades
Embreagem
Multidisco em banho de óleo
Capacidade
do tanque
21,6 litros (4,5 litros de reserva)
Óleo
do motor
4,9 litros (3,6  litros para troca)
Chassi
Diamond frame (Alumínio)
Suspensão
dianteira
Garfo telescópico, com 165 mm de
curso, com pré-caga de mola
Suspensão traseira
Pro-Link, com 146 mm de curso, com
pré-carga de mola
Freio
dianteiro
Disco duplo, com 310 mm de diâmetro,
e com C-ABS
Freio
traseiro
Disco único, com 276 mm de diâmetro,
e com C-ABS
Pneu
dianteiro
110/80R 19M/C (59V)
Pneu traseiro
150/70R 17M/C (69V)
Dimensões
(c x l x a)
2.284 x 916 x 1.335 mm
Distância
entre-eixos
1.596 mm
Altura
mínima do solo
179 mm
Altura
do assento
850 mm
Peso
seco
260 kg
Preço
sugerido
R$ 79.900,00
Cores
Branca perolizada e vermelha metálica
Garantia
01 ano sem limite de quilometragem

Hot this week

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.

Topics

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.

Ramiro Gandola lidera treinos livres do MOTO1000GP em Goiânia

Foram realizadas três sessões de treinos livres de cada...

Atividades de pista do MOTO1000GP em Goiânia começam nesta sexta-feira (12)

Serão sete corridas entre sábado (13) e domingo (14)...
spot_img

Related Articles

Popular Categories