Algumas das melhores motos esportivas dos anos 90 – saudades?

Por Miguel Fragoso, in Revista Motociclismo PT, de 23 de fevereiro de 2024.

Edição: Nilson Silva
A década de 1990, para alguns de nós, foi uma época de dias sem preocupações e de lamentações de motos a dois tempos, que fizeram parte do nosso crescimento como parte da nossa experiência fundamental com as motos. Foi também uma década que marcou uma era significativa na evolução das motos desportivas. Os anos 90 testemunharam o surgimento de máquinas de alto desempenho que reinventaram a velocidade e a agilidade na via pública e na pista. Fabricantes como a Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki e Ducati ultrapassaram os limites da engenharia, introduzindo inovações revolucionárias na aerodinâmica, suspensão e tecnologia de motores.

As motos esportivas dos anos 90 não só ficaram mais potentes, como também captaram a imaginação de entusiastas de todo o mundo, deixando uma marca inesquecível na cultura do motociclismo que continua a inspirar pilotos e fabricantes até aos dias de hoje. Os anos 90 foram, de fato, a idade de ouro das motos esportivas, e alguns de nós ainda recordam com carinho algumas das melhores motos esportivas que dominaram as estradas durante esse período. Foi uma época em que a moto esportiva moderna evoluiu ao longo dos anos! E como!. O desempenho do motor, os pneus, a suspensão, o quadro e a dinâmica foram todos desenvolvidos para as melhores motos esportivas, que se tornaram motos lendárias e permanecem até hoje.

A Honda RC45 de 1994, também conhecida como RVF750R, substituiu a RC30 de estrada. Equipada

Honda RC 45

com um motor V4 de 749 cc, proporcionava uma potência e um torque impressionantes em toda a gama de rotações. O seu quadro de alumínio e os sistemas de suspensão avançados proporcionavam uma agilidade e estabilidade inigualáveis nos circuitos.
Com um extenso desenvolvimento e aperfeiçoamento, a RC45 apresenta características aerodinâmicas e de manobrabilidade superiores às das suas antecessoras. A Honda RC45 foi responsável por uma série de vitórias em corridas, incluindo três títulos das Oito Horas de Suzuka e várias corridas no WSBK. A RC45 é considerada o modelo que colocou a Honda no caminho das conquistas no MotoGP.
Apesar dos números de produção limitados, o sucesso da Honda RC45 nas corridas solidificou a sua reputação como uma maravilha tecnológica e um artigo de coleção muito procurado, representando a procura incansável da Honda pela excelência na engenharia de motos.

A Yamaha FZR1000 de 1995 era uma maravilha de superbike, combinando potência bruta com manuseamento requintado. O seu motor de 1.002 cc com quatro cilindros em linha proporcionava uma

Yamaha FZR1000 de 1995

aceleração alucinante e um som de escape emocionante, o que a tornava numa máquina notável tanto na via pública como nos circuitos.
O design avançado do quadro e a tecnologia de suspensão da Yamaha asseguram curvas precisas e estabilidade a alta velocidade, oferecendo aos condutores um controlo inspirador de confiança. Com uma aerodinâmica elegante e um estilo agressivo, a FZR1000 captou a essência da emoção das motos desportivas.
Reconhecida pela sua confiança e versatilidade, a Yamaha FZR1000 continua a ser uma clássica apreciada entre os entusiastas de motos, representando o compromisso da Yamaha para com a excelência da engenharia e a inovação da performance.

A Kawasaki ZX-11 de 1990, também conhecida como Ninja ZX-11 ou ZZR-1100, reinventou a

Kawasaki ZX 11 de 1990

categoria sport touring com a sua combinação de potência e conforto. Equipada com um formidável motor de 1.052 cc em linha e quatro cilindros, apresentava uma aceleração e velocidade de ponta impressionantes, o que lhe valeu o título de moto de produção mais rápida do mundo á época.
O quadro perimétrico avançado e os sistemas de suspensão da Kawasaki proporcionavam uma estabilidade e ciclísticas excepcionais, quer fosse em autoestrada ou em estradas sinuosas.
Com o seu design elegante e características inovadoras, a Kawasaki ZX-11 ofereceu aos condutores uma experiência de condução emocionante e refinada, solidificando a sua lendária reputação de modelo de turismo esportivo.

A Ducati 916 de 1994 foi o expoente máximo da moto italiana e da sua capacidade de desempenho. Concebida por Massimo Tamburini, o seu design distinto combinava um estilo agressivo com eficiência aerodinâmica. Equipada com um motor bicilíndrico em L de 916 cc, a 916 proporcionava um torque impressionante e um som de escape arrepiante, tornando-a uma força a ter em conta tanto na estrada como no circuito.
O seu inovador quadro em treliça e o braço oscilante de uma face contribuíram para uma manobrabilidade e agilidade excepcionais. Não admira, portanto, que a Ducati 916 continue a ser uma das mais icónicas motos desportivas de sempre.
Com numerosas vitórias em corridas de motos, tanto na Europa como nos EUA, a Ducati 916

Ducati 916 de 1994

solidificou a sua reputação como um ícone de velocidade, estilo e sofisticação, deixando uma marca inesquecível no mundo das motos desportivas dos anos 90.

Hot this week

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.

Topics

Top tem motocicletas mais vendidas em agosto/24

No 8º mês do ao foram emplacadas 163.882 motocicletas...

BMW anuncia a chegada da Custom R 12 ao Brasil

T Todas as três versões têm três anos de...

Norte-americano que busca recorde com V-Strom 1050 está no Brasil

Prestes a completar 31 anos, o norte-americano Clint James...

Motocicletas mais vendidas no Brasil em julho/24

Pois bem, em julho de 2024 a Honda baixou mais ainda e chegou a 63%, emplacando 100 mil unidades.

Ramiro Gandola lidera treinos livres do MOTO1000GP em Goiânia

Foram realizadas três sessões de treinos livres de cada...

Atividades de pista do MOTO1000GP em Goiânia começam nesta sexta-feira (12)

Serão sete corridas entre sábado (13) e domingo (14)...
spot_img

Related Articles

Popular Categories