fenabrave-primeiro-semestre-13

Após semestre fraco, setor revê previsão para 2013.

Apesar do leve aumento em junho (+7,6%) em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção de motos este ano registra uma queda importante.

Fonte: FENABRAVE.
De janeiro a junho foram fabricadas no Brasil, segundo a Abraciclo, a associação dos fabricantes, 835.959 unidades, contra 967.890 no primeiro semestre do ano passado. Uma queda, portanto, de 13,6%.
Em junho foram produzidas 151.652 unidades, desempenho melhor do que junho de 2012 e também melhor que maio, quando foram fabricadas 147.929 motocicletas, um aumento de 2,5%.
O crescimento da produção em junho, no entanto, ocorreu por uma questão de adequação das linhas de montagens e não por influência do mercado. Muitas montadoras anteciparam a produção para fazer estoque por causa das férias coletivas de julho. Tanto que as vendas neste mês já estão mais baixas. O resultado da primeira quinzena revela uma queda de 3,5% nas vendas diárias.
Diante da queda da produção no primeiro semestre e considerando as perspectivas ruins da economia nacional, no entender dos empresários, o setor de duas rodas refez as projeções para o fechamento de 2013.
Agora, a previsão é que os volumes totais mantenham-se estáveis em comparação com 2012.
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *