DSC01938

Moto Check UP: 16ª Edição Brasília.

Recepção

Edição de Brasilia do Moto check up, tem como principal característica um grande número de motocicletas de maior cilindrada.

Texto e fotos: Nilson Silva


Decidimos visitar a 16ª Edição do Moto Check Up, realizada pelo primeira vez no Distrito Federal, de 19 a 21 de setembro, no Centro Desportivo e tendo ao fundo o Estádio Nacional de Brasília ainda em obras.
O Moto Check Up é uma realização da ABRACICLO, Associação Brasileira dos fabricantes do Motocicletas, Motonetas, Bicicletas e Similares e tem o Apoio do Ministério das Cidades, Ministério da Saúde e DENATRAN 

Mas o que realmente é feito neste evento? Bem, você chega com a sua moto, é muito bem recebido, pega as informações preliminares e vai para o cadastro. Do cadastro vai para a checagem dos itens da moto (freio, embreagem, iluminação, sinalização retrovisores e outros, mas tudo rapidinho e já sai com um ticket para troca de óleo. 
Desta parte vai para uma palestra sobre técnicas de frenagem com o piloto Bernardo Monteiro, da Honda. Esta palestra é finalizada numa pista de teste montada no estacionamento onde a gente vê na prática e que aprendeu na teoria.

Na parte final recebe-se alguns brindes interessantes e um lanche,  em meia hora se resolve tudo e caso a moto tenha alguma anormalidade o proprietário é orientado a procurar uma oficina especializada.

Mulher Brasiliense no comando.

Segundo Márcia Pontes, coordenadora do evento a participação está acima do esperado com uma média de 600 motos por dia e a grande maioria dos atendidos é de moto fretistas. Os problemas predominantes estão relacionados ao sistema de freio e relação vencida. Outro aspecto importante é a falta de manutenção preventiva, atribuída à falta de tempo. Segundo a coordenadora, a edição de Brasília está apresentando uma característica diferente das demais: um grande número de motos de cilindrada maior. (Eu já sabia).

Editor do R2Motos na fila para ver vídeo sobre pilotagem segura.

Márcia Pontes afirmou ainda que o objetivo do evento que, já atendeu 28 mil motociclistas em todo o Brasil é conscientizar principalmente os que usam as motos como meio de trabalho para a importância de uma condução preventiva e dos cuidados com a manutenção do veículo.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *