pneu-rinaldi-fundo-azul

Vai viajar? Rinaldi dá dica de cuidado com os pneus de sua moto

Pensando em encarar a estrada e curtir umas férias? Não esqueça, para fazer uma viagem tranquila é necessário investir na revisão da motocicleta. “Além de verificar os freios, filtros e sistema elétrico, é sempre bom dar aquela olhadinha nos pneus. Assim, não haverá dor de cabeça pelo caminho”, exalta o gerente técnico da Rinaldi, João Umberto Volpato.

Sempre que houver necessidade, procure profissionais capacitados e de sua confiança para que examinem possíveis problemas no veículo. Caso algo seja detectado, haverá tempo para o conserto. No que se trata de pneus, Volpato chama a atenção para alguns aspectos como calibragem, conservação, capacidade de carga e limite de velocidade.

Ele explica que a calibragem deve ser feita levando em consideração fatores importantes como o peso carregado sobre a motocicleta e também a quilometragem que será percorrida até o destino. “Ao calibrar o pneu, siga corretamente as especificações do manual do veículo, assim como no balanceamento e alinhamento das rodas”, destaca.

Se for necessário transportar um peso maior que o habitual, verifique nas laterais do pneu a especificação da capacidade de carga e limite de velocidade. “Neste caso, é bom evitar o superaquecimento do pneu, adicionando 2 lbf/in2. Também se deve ter cuidado em dias de chuva, já que a água diminui a aderência dos pneus sobre a pista”, esclarece Volpato.

A conservação é outro fator importante, por isso, ele aconselha que se controle o Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem, conhecido internacionalmente como TWI, uma saliência de borracha entre os sulcos, que pode ser identificada radialmente por meio de um triângulo ou por uma seta. Quando esta medida for atingida, o pneu passa a ser considerado careca e deve ser trocado. Isso diminui o risco de acidentes, além de evitar multa e pontos perdidos na carteira.


Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *